domingo, 17 de junho de 2012

PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM

Tema: Interferência da tecnologia na sociedade

Cursistas:
Adalgisa Rodrigues Nobre
Magda Freire Souto Pego
Jane Alves Cardoso

1. Introdução

     Sendo que a tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, se expandindo por todo o mundo, e sendo bem aceita pela sociedade, é natural que a educação acompanhe passo a passo o seu crescimento e se beneficie com estas modernidades. É o caso da internet, que é uma realidade cada vez mais presente em nosso cotidiano. Levando em consideração que as crianças, os jovens e até os idosos estão utilizando cada vez mais a internet, deve-se ficar alerta, pois é um meio de comunicação que também pode interferir negativamente na vida das pessoas.

2. Justificativa

     Discutindo o assunto achamos conveniente desenvolver um projeto de pesquisa voltado para as interferências que a tecnologia pode causar de forma negativa para a sociedade. Para as crianças que não tem uma orientação de um adulto responsável é um perigo acessar sites pornográficos; para jovens, alguns sites de relacionamento também pode representar um risco, passar dados pessoais como endereço, documentos, informações do dia a dia e de repente quem está do outro lado possa ser uma pessoa má intencionada que vá usar essas informações de forma maldosa.
     Assistindo depoimentos de famílias que tiveram filhos entregues aos vícios da internet, gostaríamos de entender quais ações podem ser tomadas para minimizar ou impedir que os jovens sejam levados a se envolver nessas situações. Com isso pretendemos alertar os pais e as próprias crianças e adolescentes sobre esses riscos, para que possam ter uma orientação e assim evitar maiores consequências.

3. Objetivos

3.1. Objetivo geral

  • Conscientizar sobre os perigos existentes nas redes sociais.
3.2. Objetivos específicos
  • Promover maior interação entre, professores, pais e alunos;
  • Orientar o uso correto da tecnologia dentro e fora da escola, alertando para os possíveis perigos;
  • Incentivar o uso da internet de forma positiva.
4. Metodologia
     Será realizada na Escola Municipal São Pedro e Ruth Alves Proença, reuniões com a presença dos professores, pais e alunos; e também palestras, utilizando os recursos de vídeos, banners e a presença de palestrantes, pra melhor abordar o assunto.
5. Cronograma
      DATA                                ATIVIDADE                                RESPONSÁVEL

Mês de Maio              1ª reunião com professores               Adalgisa, Magda e Jane

Mês de Junho            2ª reunião com pais e alunos             Adalgisa, Magda e Jane

Mês de Julho             Palestra - Assembléia geral               Especialista em informática, pisicóloga, Adalgisa, Magda e Jane


6. Avaliação
     A avaliação será continua observando os resultados das atividades, através de discussões entre os participantes.

Brasília de Minas, 17/06/2012