terça-feira, 29 de setembro de 2009

Mosaico de Fotos

Arquivo da Escola Municipal Antônio Carvalho Padre Magalhães

Alunos Conectados


Os alunos da Escola Municipal Antônio Carvalho Padre Magalhães realizaram trabalhos na qual faziam trocas de emails com alunos de outros países. Agora deixam saudações e identificações para seus amigos internacionais virtuais:


"Hi. I am Nadianice. I live in São José de Cima with my family. I like animals. I have a parrot. His name is Quito. It is Green. I love Quito so much. And you? Do you have animals? Please, tell me.
Good bye! Nadianice"


"Hello. I am Dáfne. I live in Sucuriú with my family. I like animals so I have a dog. His name is Bethoven. It is Black and White. It is beautiful.And you? Do you have animals? Please, tell me.

Bye bye! Dáfne."


"Hi. I am Daniel Rodrigues. I am twelve years old. I am a poet. I like writting for my classmates because I am a romantic boy. I study at Padre Magalhães School.

Bye bye! Daniel."



Em nossa escola é assim... Estamos conectados com todo o mundo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O governo de Fernando Collor e o Neoliberalismo no Brasil

Através da leitura de alguns textos (do livro didático adotado na escola e pesquisa na internet) sobre o Neoliberalismo no Brasil, percebemos que figura do presidente da república Fernando Collor está sempre presente.
Desde o inicio do seu governo no Brasil, Collor sempre adotou em seus discursos medidas neoliberais. Entretanto, muitas dessas medidas acabaram contrariando a população brasileira; pois nas mesmas não atingiram o resultado esperado.
Como era de se esperar o Brasil acabou passando por uma grande crise econômica. Dessa forma, o governo de Fernando Collor foi duramente criticado. Além disso, muitas reportagens foram publicadas, na época, revelando vários escândalos que envolviam o presidente Collor.
Pesquisando na internet encontramos algumas imagens de capas de revistas, que foram publicadas no período, que retratam as críticas ao governo do presidente Fernando Collor. ( ver <http://www.cpdoc.fgv.br/nav_fatos_imagens/htm/fatos/Impeachment.asp> )
Analisando as imagens acima percebemos que foram muitas as reportagens publicadas que tratavam sobre o assunto. E através das leituras e discussões feitas em sala de aula, podemos perceber que foram várias as manifestações contra o governo de Fernando Collor.
Além da imprensa, a população também fez manifestações em várias cidades do Brasil exigindo a renúncia ou impeachment do presidente da República. Assim, o Congresso Nacional acabou afastando Collor do seu cargo de presidente da República.

ATIVIDADE DE HISTÓRIA
Escola: Escola Municipal Padre Magalhães
Turma: 9º ano A
Equipe: Débora, Leidiane, Nayara, Rodrigo
Professora: Júnia Sandrelly


Data: agosto de 2009

A Terceira Revolução Industrial: o avanço das tecnologias

A Terceira Revolução Industrial surge no mundo a partir do final do século XX. É quando o avanço da tecnologia se destaca.
Desde então, basta observarmos à nossa volta que vemos inúmeros exemplos de inovações tecnológicas: o computador, diversos tipos de aparelhos celulares, a internet e robôs que parecem até seres humanos. Esse avanço tecnológico nos ajuda muito nas tarefas do dia-a-dia. Além disso, os aparelhos tecnológicos são uns dos principais produtos que mais movimentam a economia. Pois esses produtos sempre são muito consumidos pelas pessoas.
Antes da chamada Terceira Revolução Industrial era muito difícil e demorada a comunicação. Utilizávamos cartas ou telefonemas. Hoje, tudo é diferente e mais fácil, pois com a internet podemos nos comunicar com pessoas em qualquer parte do mundo; de uma forma muito rápida. Além disso, a internet nos deixa sempre informados do que acontece.
Um outro exemplo do avanço tecnológico é o aparelho celular. Desde que foi criado sempre muda de tamanho e aumenta suas funções.
Existem também os robôs, onde cada vez mais eles aparecem exercendo funções semelhantes aos seres humanos. Durante as discussões sobre o assunto na sala de aula, pesquisamos e conhecemos robôs que até parecem gente de verdade.
Temos que acompanhar e saber usar esses avanços tecnológicos, pois estes estão presentes nas nossas vidas e sempre nos deparamos com alguns deles no nosso dia-a-dia.

ATIVIDADE DE HISTÓRIA

Escola: Escola Municipal Padre Magalhães
Turma: 9º ano A
Equipe: José Fernandes, Marcos, Marilene, Tiago
Professora: Júnia Sandrelly

15 de Agosto: Dia da Informática

No dia 15 de agosto, comemora-se o Dia da Informática, tecnologia que, desde seu surgimento, vem revolucionando o mundo. Neste dia do ano de 1946, surgiu a Eniac, o primeiro equipamento que mereceu ser chamado de computador. Apesar de operar com válvulas, o Eniac era totalmente eletrônico e processava dados com eficiência. Conta-se que esse computador nasceu do esforço dos EUA para construir a bomba atômica no fim da Segunda Guerra Mundial.


Observação: O texto a seguir teve como fonte dados do IBGE Teen.



A informática é, talvez, a área que mais influenciou o curso do século XX. Se hoje vivemos na Era da Informação, isto se deve ao avanço tecnológico na transmissão de dados e às novas facilidades de comunicação - ambos impensáveis sem a evolução dos computadores.
Existe informática em quase tudo que fazemos e em quase todos os produtos que consumimos. É muito difícil pensar em mudanças sem que em alguma parte do processo a informática não esteja envolvida.
Desde seus primórdios no século XX, quando possuía finalidade exclusivamente científica e militar, a informática já era usada pelos governos, como a Alemanha e os Estados Unidos. Ainda hoje, computadores são utilizados para rastrear e orientar naves e tanques, e também organizar planejamentos estratégicos e armazenar dados militares.
Os governos dos países utilizam a informática no recenseamento, agilizando sua apuração, e também para disponibilizá-la à população. É o que você pode conferir aqui no IBGE: oferecemos informação pela Internet e por softwares de recuperação de dados.
Os bancos também monitoram contas e cadastros através da informática; pessoas no mundo todo podem conversar em tempo real através de computadores; crianças podem aprender através da informática e já existem até cursos à distância facilitados pelo computador e pela Internet.
Sem os computadores, o homem não teria chegado à Lua; não poderíamos manter os satélites no espaço; não transmitiríamos as notícias tão rápido e com tamanho alcance; demoraríamos horas para conseguirmos certos resultados de cálculos ou determinadas pesquisas; certos aparelhos de hospitais não existiriam e os exames de laboratório não seriam tão precisos. E por aí vai...
ANTIGÜIDADE E INFORMÁTICA
A história da informática acompanha o processo de criar e armazenar dados, algo que já é feito desde a Antigüidade. A palavra vem da junção de dois vocábulos: informação e automática. Logo, a idéia de agilizar a recuperação de informações tem sido trabalhada há muito tempo, com a diferença que agora as mudanças são bem mais rápidas do que antes.
Repare bem: em 3.500 a.C., já havia o mais antigo instrumento de cálculo: o ábaco. Costuma-se dizer que o ábaco é o embrião da informática. Por quê? Porque foi o primeiro dispositivo de computação, mesmo que ainda usando meios mecânicos. Era composto de varetas ou barras e pequenas bolas, usadas para fazer contas.
Os chineses adaptaram o ábaco e, por volta de 2.500 a.C., nasceu um sistema chamado "Suan-Pan". Eram palitos empilhados que, dependendo da posição, mudavam de valor. Quando dispostos sobre uma tábua, era possível fazer cálculos com as quatro operações básicas.
ÀS VÉSPERAS DO SÉCULO XX
No século XIX, começaram a pipocar inventos com objetivo de "imitar" o pensamento, ou pelo menos suas funções de memória. Obviamente eram muito rudimentares em comparação às máquinas atuais, mas é interessante notar o caminho trilhado pelos cientistas da época. Eles estavam buscando desenvolver mecanismos automáticos (lembra da Revolução Industrial?) e entre eles estava o invento de Jacquard: uma espécie de tear automático, que fazia desenhos de acordo com o comando de algumas placas perfuradas.
O tecelão poderia variar o padrão do tear de acordo com as placas: cada uma dava um comando diferente. Este conceito foi uma das grandes influências ao se conceber o computador. Isto foi em 1801, e cerca de 30 anos depois, em 1834, foi a vez da famosa Máquina Analítica, do inglês Charles Babbage.
Babbage não pôde concluir a Máquina Analítica por falta de recursos, mas sua concepção foi revolucionária. Trazia os principais conceitos da informática: programas, memória, unidade de controle e periféricos de saída, utilizando também cartões perfurados.
O invento de Babbage inspirou o primeiro computador eletrônico-mecânico, em 1890. Com ele, o censo americano de 1890 saiu bem mais rápido: antes, levava sete anos para apurar os resultados; com o computador, pôde apurar em seis semanas!
A ÁRVORE GENEALÓGICA DOS COMPUTADORES
Qual o computador de última geração?
As mudanças são tão rápidas que ninguém sabe dizer com certeza. Mas é possível acompanhar a evolução de várias eras de computadores, que a maioria dos estudiosos divide em cinco gerações.
Acompanhe aqui a árvore genealógica da informática!
A primeira geração : funcionando por meio de válvulas a vácuo, compreende o período de 1940 a 1952. As informações eram gravadas em cartões perfurados.
A segunda geração : de 1953 a 1964, a partir de transistores. Com a diminuição do tamanho das máquinas, seu uso se estende à área administrativa e gerencial (antes era restrita ao campo científico e militar).
A terceira geração : é a dos circuitos integrados, que reinaram de 1964 a 1971.
A quarta geração : é a dos microprocessadores, até 1981. Os computadores ficam bem menores e surgem novas linguagens. Nasce a teleinformática (possibilidade de computadores trocarem dados entre si através de rede).
A quinta geração : a partir de 1981, é a vez dos computadores pessoais (PCs) e VLSI, com alta velocidade e interatividade.
O SÉCULO DA INFORMÁTICA
E no século passado, o que aconteceu?
O primeiro computador eletromagnético surgiu nos Estados Unidos em 1937. Impulsionado pela guerra (acabara a Primeira Guerra Mundial e em breve despontaria a Segunda), o computador foi criado para calcular trajetórias de projéteis da Marinha, mas só ficou pronto depois que a Segunda Guerra acabou!
Foi também com o final da Segunda Guerra Mundial que nasceu o ENIAC, o pai dos computadores modernos. O sistema binário utilizado nos computadores atuais, contudo, só veio a ser utilizado em 1954, junto com a noção de programação, graças a John Von Newmann.
Mas os computadores da época eram muito limitados. E o pior; ocupavam um espaço enorme! Alguns ocupavam uma sala inteira - e estamos falando de salas grandes! O computador pessoal, que fica sobre uma mesa, ainda era um sonho distante.
Em 1959 surgiu um novo modelo com um espaço dez vezes menor e capacidade cem vezes maior. E isso ainda era muito pouco, comparado com o que temos hoje. O minicomputador ocupava o espaço de um quartinho pequeno. Foi com os micros que tudo mudou.

e <http://www2.portoalegre.rs.gov.br/pwdtcomemorativas/default.php?reg=6&p_secao=16>
Escrito em agosto de 2009 pela professora de Português Juliana e discutido com os alunos do 9ºano A da Escola Municipal Padre Magalhães

O governo de Fernando Collor e seu impeachment

Durante algumas aulas estudamos sobre o governo de Fernando Collor. Através desses estudos percebemos que nesse período o Brasil passou por inúmeras crises: políticas, econômicas e sociais.
O presidente Fernando Collor tomou muitas medidas no período em que governou o país. Todas essas medidas tinham como objetivo combater à inflação no Brasil. Entretanto, para realizar essas medidas, o presidente Collor confisca os depósitos das contas bancárias das pessoas, congela preços e salários e corta as despesas públicas.
Com essas medidas tomadas pelo presidente, a crise econômica se agrava muito. Começam a surgir denúncias de corrupção feitas à imprensa.
Lendo e analisando alguns textos da internet que tratam sobre o governo do presidente Collor, percebemos que, principalmente, a revista Veja foi uma das que mais publicavam reportagens sobre o governo do presidente Fernando Collor. Essas reportagens mostravam desde denúncias feitas pelo próprio irmão do presidente até outras provas de corrupção de Collor.
Muitas reportagens da época mostravam a indignação da população brasileira. Jovens pintaram suas caras de verde e amarelo e saíram às ruas pedindo a saída do presidente.
Como as manifestações a favor do impeachment de Collor eram cada vez maiores, a Câmara dos deputados acaba aprovando o afastamento do presidente. Dessa forma, no ano de 1992, Fernando Collor foi condenado e teve seus direitos políticos suspensos por oito anos.

ATIVIDADE DE HISTÓRIA

Escola: Escola Municipal Padre Magalhães
Turma: 9º ano A
Equipe: Leandro, Eliene, Sônia, Sara
Professora: Júnia Sandrelly

Escrito em agosto de 2009

A Terceira Revolução Industrial




A partir do final do século XX percebemos um grande avanço no setor industrial, em vários países do mundo. Analisando alguns textos, que circulam na internet, percebemos que o progresso tecnológico e as pesquisas, cada vez mais avançadas, caracterizam um período chamado de “Terceira Revolução Industrial”.
Essa fase nos permite ter acesso a inúmeros aparelhos, cada vez mais sofisticados. São muitos os textos que abordam as atividades que mais se destacam no mercado tecnológico. São produtos que estão vinculados à produção de computadores, softwares, microeletrônica, chips, circuitos eletrônicos, além da robótica com grande aceitação nas indústrias, telecomunicações, informática em geral. Destacam-se ainda a expansão de transmissores de rádio e televisão, telefonia fixa, móvel e internet, indústria aeroespacial, biotecnologia e muitas outras inovações. É a tecnologia chegando mais próxima das pessoas.
Há alguns anos atrás era muito difícil ter acesso às tecnologias presentes no mercado; principalmente devido aos altos custos para adquirir os aparelhos. E, também, pelo fato de não estar disponível em algumas partes do mundo.
Atualmente, temos mais facilidades á várias tecnologias. Uma delas é a internet, na qual podemos nos comunicar com qualquer parte do mundo em alguns segundos. Ela nos deixa informados de tudo o que acontece. Um outro exemplo de tecnologia é o aparelho celular. São muitos os modelos e funções (ligar, gps, câmera fotográfica, gravar vídeo, assistir tv, ouvir músicas, entre outros).
No mundo capitalista em que vivemos essas tecnologias são muito importantes, pois desenvolvem a economia, as disputas por mercados consumidores, por preços e pela qualidade dos produtos criados.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA
Escola: Escola Municipal Padre Magalhães
Turma: 9º ano A
Equipe: Nadianice, Rogério, Dáfne, Ivanete
Professora: Júnia Sandrelly