segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Laboratórios de informática nas escola públicas


O Governo Federal preocupado com a educação nacional na LDB/96 ( lei nº 9394/96 - Lei de bases e diretrizes da educação nacional) prevê inovações que valorizam o uso das novas tecnologias na prática pedagógica do docente na escola e no processo ensino-aprendizagem. Socialmente pode-se perceber que o Governo Federal preocupa-se também com a acessibilidade a tecnologia como forma de inclusão. No site Inclusão Digital do Governo Federal o Programa de Inclusão Digital do Ministério de Ciência e Tecnologia é visto como um instrumento de promoção da inclusão social e tem como objetivo proporcionar a população menos favorecida o acesso às tecnologias capacitando-a na parte das técnicas computacionais, voltada tanto para o aperfeiçoamento da qualidade profissional quanto para a melhoria do ensino. O PROINFO ( Programa Nacional de Informática na Educação) foi criado pelo PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) para levar computadores para as escola públicas brasileiras. Estes computadores são configurados pelo sistema operacional linux educacional, que possui software livres especialmente para atender as escolas públicas brasileiras. Salienta-se que o PROINFO é pela Secretaria de Educação a Distância (SEED) por meio do Departamento de Infra Estrutura Tecnológica (DITEC) em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais.
A informatização das escolas públicas é uma das metas previstas pelo PDE. Até 2010 o Governo Federal pretende instalar laboratórios de Informática em todas as 130 mil instituições de ensino público no país, um investimento avaliado em R$ 650 milhões. A idéia de instalar os computadores nas escolas não é apenas ensinar os alunos a usá-los, mas também prepará-los para o mercado de trabalho.
Na nossa escola ( Escola Municipal Padre Antônio Carvalho Magalhães) já temos o nosso laboratório de informática. Contamos com 10 (dez) computadores que estão disponíveis para atender as necessidades de todos os aluno e dos professores. Temos internet disponível e assim estamos CONECTADOS COM O MUNDO!
É a informação e o conhecimento cada vez mais próximos de nós de forma atraente e atualizada.


Adalgisa Nobre - Orientadora de informática