quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O governo de Fernando Collor e seu impeachment

Durante algumas aulas estudamos sobre o governo de Fernando Collor. Através desses estudos percebemos que nesse período o Brasil passou por inúmeras crises: políticas, econômicas e sociais.
O presidente Fernando Collor tomou muitas medidas no período em que governou o país. Todas essas medidas tinham como objetivo combater à inflação no Brasil. Entretanto, para realizar essas medidas, o presidente Collor confisca os depósitos das contas bancárias das pessoas, congela preços e salários e corta as despesas públicas.
Com essas medidas tomadas pelo presidente, a crise econômica se agrava muito. Começam a surgir denúncias de corrupção feitas à imprensa.
Lendo e analisando alguns textos da internet que tratam sobre o governo do presidente Collor, percebemos que, principalmente, a revista Veja foi uma das que mais publicavam reportagens sobre o governo do presidente Fernando Collor. Essas reportagens mostravam desde denúncias feitas pelo próprio irmão do presidente até outras provas de corrupção de Collor.
Muitas reportagens da época mostravam a indignação da população brasileira. Jovens pintaram suas caras de verde e amarelo e saíram às ruas pedindo a saída do presidente.
Como as manifestações a favor do impeachment de Collor eram cada vez maiores, a Câmara dos deputados acaba aprovando o afastamento do presidente. Dessa forma, no ano de 1992, Fernando Collor foi condenado e teve seus direitos políticos suspensos por oito anos.

ATIVIDADE DE HISTÓRIA

Escola: Escola Municipal Padre Magalhães
Turma: 9º ano A
Equipe: Leandro, Eliene, Sônia, Sara
Professora: Júnia Sandrelly

Escrito em agosto de 2009

Nenhum comentário: