quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O governo de Fernando Collor e o Neoliberalismo no Brasil

Através da leitura de alguns textos (do livro didático adotado na escola e pesquisa na internet) sobre o Neoliberalismo no Brasil, percebemos que figura do presidente da república Fernando Collor está sempre presente.
Desde o inicio do seu governo no Brasil, Collor sempre adotou em seus discursos medidas neoliberais. Entretanto, muitas dessas medidas acabaram contrariando a população brasileira; pois nas mesmas não atingiram o resultado esperado.
Como era de se esperar o Brasil acabou passando por uma grande crise econômica. Dessa forma, o governo de Fernando Collor foi duramente criticado. Além disso, muitas reportagens foram publicadas, na época, revelando vários escândalos que envolviam o presidente Collor.
Pesquisando na internet encontramos algumas imagens de capas de revistas, que foram publicadas no período, que retratam as críticas ao governo do presidente Fernando Collor. ( ver <http://www.cpdoc.fgv.br/nav_fatos_imagens/htm/fatos/Impeachment.asp> )
Analisando as imagens acima percebemos que foram muitas as reportagens publicadas que tratavam sobre o assunto. E através das leituras e discussões feitas em sala de aula, podemos perceber que foram várias as manifestações contra o governo de Fernando Collor.
Além da imprensa, a população também fez manifestações em várias cidades do Brasil exigindo a renúncia ou impeachment do presidente da República. Assim, o Congresso Nacional acabou afastando Collor do seu cargo de presidente da República.

ATIVIDADE DE HISTÓRIA
Escola: Escola Municipal Padre Magalhães
Turma: 9º ano A
Equipe: Débora, Leidiane, Nayara, Rodrigo
Professora: Júnia Sandrelly


Data: agosto de 2009

Nenhum comentário: